Ronda Maré de Notícias: Um ano após o registro do primeiro caso de covid-19, país bate recorde de número de mortes

Ronda Maré de Notícias: Um ano após o registro do primeiro caso de covid-19, país bate recorde de número de mortes

Rio de Janeiro é um dos 12 estados do país que apresentou alto risco de contágio nas últimas 24h

Por Andressa Cabral Botelho, em 26/02/2021 às 20h45

Na última quarta-feira (24) o Brasil completou um ano desde o primeiro caso suspeito de covid-19. Após uma viagem à Itália, o paciente apresentou os sintomas e foi encaminhado a um hospital em São Paulo, onde o exame deu resultado positivo para o novo coronavírus. Um ano após essa data, a população vê os números de casos e mortes ainda em crescente. No dia 25 de fevereiro, o país bateu recorde com o maior número de mortes registradas em 24h, um total de 1.582 pessoas. 

Até essa sexta-feira (26), o Brasil registrou 10.455.630 casos confirmados e 9.355.974 mortes pelo novo coronavírus. Diante dos números, algumas localidades têm tomado medidas para tentar conter o número de casos e mortes e evitar um colapso no sistema de saúde. Cidades, como Araraquara, Santa Lúcia e Américo Brasiliense (SP), estão fazendo o lockdown desde o dia 23. A prefeitura de Salvador (BA) fechou as praias da cidade com tapumes para bloquear a entrada de banhistas. O estado de Santa Catarina fará um fechamento total das atividades não essenciais neste final de semana (a partir das 23h de 26/02 até às 6h de 01/03).

O estado do Rio é um dos 12 estados que apresentaram alta nos números de morte: foram 138 mortes nas últimas 24h. Até o momento, o estado tem 579.542 casos confirmados – 424 novos casos de quinta para sexta-feira – e 32.909 pessoas faleceram em decorrência da doença. 

Covid-19 na Maré

Os números também estão preocupantes na Maré. O número de mortes quase que triplicou de dezembro (5) para janeiro (14). De acordo com a 28º edição do boletim De Olho no Corona!, nas duas últimas semanas, 33 pessoas testaram positivo na Maré e 14 em Manguinhos. Ainda segundo o levantamento, de agosto até fevereiro 1.697 moradores da Maré que passaram pelo centro de testagens deram positivo para o novo coronavírus. Já em Manguinhos, 194 pessoas testaram positivo. E de acordo com o levantamento feito pela prefeitura do Rio, a Maré tem até essa sexta-feira (26) 168 mortes confirmadas.

Nas favelas, foram 3.285 mortes e o número de casos se aproxima de 31 mil, segundo o Painel Unificador COVID-19 nas Favelas do Rio.

Vacinação no Rio

Após uma semana de suspensão por falta de doses, a campanha de vacinação retornou na última quinta-feira (25) na cidade do Rio para idosos de 82 anos. Para o retorno da imunização, foram repassadas 105 mil doses (84 mil da Oxford/AstraZeneca e 21 mil da CoronaVac), suficientes para o final do mês de fevereiro. Até sábado (27) serão atendidos idosos de 80 a 82 anos, como foi planejado inicialmente pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início da imunização, 4,59% da população da cidade recebeu a primeira dose, totalizando 309.531 pessoas imunizadas. Até o momento, não há novas datas não foram divulgadas tendo em vista que a prefeitura aguarda a chegada de novas doses.

Outras capitais, como Fortaleza (CE), Salvador (BA) e São Luiz (MA) também precisaram interromper a imunização pela mesma razão que o Rio e também retornaram a campanha de vacinação nessa semana.

Boletim de Segurança Pública

Na última quinta-feira (25), o Eixo de Segurança Pública e Acesso à Justiça, um dos grupos de trabalho da Redes da Maré, fez um live de lançamento da 5ª edição do Boletim Direito às Segurança Pública na Maré, divulgando os resultados dos últimos cinco anos de operações policiais na vida dos 140 mil moradores da Maré, assim como a pandemia e a ADPF das favelas impactaram na ocorrência dessas operações. O levantamento já está disponível para leitura no site da organização.

Inscrições para mostra cultural

Para aqueles que desejam apresentar algum trabalho ou manifesto artístico e cultural em um evento online e ainda receber uma premiação em dinheiro, este é o momento! Estão abertas as inscrições para a mostra Cultura na Periferia: Como Vamos?. Fazedores de arte e cultura das favelas e demais periferias da cidade do Rio de Janeiro acessem o link, leiam o edital e façam sua inscrição, que está aberta até o dia 07 de março.

Bolsas para jornalistas indígenas

A Earth Journalism Network, um projeto da Internews, está oferecendo bolsas de reportagem para jornalistas indígenas de todo o mundo que queiram publicar reportagens sobre justiça ambiental, biodiversidade e sustentabilidade. Dez propostas serão contempladas com um valor médio de 1.250 dólares. As inscrições vão até  dia 12 de março e podem ser feitas somente em inglês. Para mais informações, acesse o site do projeto. 

Perdeu alguma matéria da semana? O Maré de Notícias acha para você!

Segunda-feira (22/02)

Pandemia, uma preocupação dos mais novos, por Thaís Cavalcante. Leia mais.
Conectados pela educação e tecnologia, por Thaís Cavalcante. Leia mais.
Comitê Especial de Enfrentamento da covid-19 mantêm medidas restritivas na capital, por Edu Carvalho. Leia mais.
Fiocruz recebe nesta terça mais 2 milhões de doses de vacina de Oxford, por Edu Carvalho. Leia mais.

Terça-feira (23/02)

Baía de Guanabara terá Universidade do Mar, por Comunicação Movimento Baía Viva. Leia mais.
Anvisa concede registro definitivo para a vacina da Pfizer, por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil * Brasília. Leia mais.

Quarta-feira (24/02)

Passagem de trem sobe para R$5, por Edu Carvalho. Leia mais.
Edição do Boletim de Direito à Segurança da Redes da Maré revela que operações policiais não são sinônimos de segurança, por Daniele Moura. Leia mais.
Vacinação no Rio será retomada nesta quinta, por Edu Carvalho. Leia mais.
Cedae fará manutenção em Seropédica, por Edu Carvalho. Leia mais.

Quinta-feira (25/02)

Nova ferramenta da Fiocruz permite detecção rápida de variantes do Sars-CoV-2, por Marlúcia Seixas (Fiocruz Amazônia). Leia mais
De bem com o ‘Leão’: Receita Federal disponibiliza programa para Imposto de Renda 2021, por Edu Carvalho. Leia mais
Cristo Redentor irá comemorar 90 anos e a cidade do Rio prepara festejos, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.

Sexta-feira (26/02)

Projeto Tijolinho leva jiu-jitsu e luta livre de uma forma gratuita a moradores da Maré, por Hélio Euclides. Leia mais.
Brasil registra segundo recorde de mortes por covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais.
Rio terá mais 82 escolas da rede municipal com aulas presenciais, por Hélio Euclides. Leia mais.
Entenda como a luta coletiva conseguiu impedir um aumento de 25% da passagem do trem, por Luize Sampaio, da Casa Fluminense. Leia mais.
Desemprego recua para 13,9% no 4º tri, mas taxa média do ano é a maior desde 2012, por Alexandre Barros, de Agência IBGE. Leia mais.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Andressa Cabral Botelho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.