Ronda Maré de Notícias: Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de infectados

Ronda Maré de Notícias: Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de infectados

Novo cronograma de vacinação foi anunciado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (17)

Por Andressa Cabral Botelho, em 19/02/2021 às 19h30

Nesta sexta-feira (19), o país contabilizou 10.081.676 de pessoas com o novo coronavírus, sendo 51.050 diagnósticos nas últimas 24h, segundo o Ministério da Saúde. Na semana que ultrapassou o número de 10 milhões de infectados, o país se aproxima das 245 mil mortes pela doença desde o início da pandemia. Nas últimas 24h foi contabilizado 1.308 pessoas que morreram em decorrência da doença. O Brasil está há quase um mês com a média móvel de mortes acima de 1000.

Até a última quinta-feira (18) o balanço da vacinação apontava para 5.558.105 de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina até o momento. Cerca de um mês após o início da vacinação, algumas cidades, como a do Rio de Janeiro, precisaram paralisar temporariamente a aplicação da primeira dose nos grupos prioritários por falta de vacina. Diante o ocorrido, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou na última quarta-feira (17) um novo cronograma de distribuição de 230 milhões de imunizantes, com os novos lotes sendo distribuídos a partir da terça-feira, dia 23 de fevereiro.

Logo após o anúncio do novo cronograma, o governo federal anunciou não conseguir cumprir a meta. A proposta inicial era que em fevereiro fossem fornecidas 11,3 milhões de doses, sendo 9,3 milhões de CoronaVac e 2 milhões da vacina de Oxford. Entretanto, o ministério anunciou que o Instituto Butantan irá fornecer apenas 30% das doses anunciadas inicialmente pelo governo, cerca de 2,7 milhões.

Covid-19 no Rio

Após seis semanas consecutivas com toda a cidade apresentando alto risco de contágio para a covid-19, na última edição do boletim epidemiológico mostrou que parte significativa da cidade retornou para o risco moderado. Das 33 regiões administrativas, 27 passam agora a apresentar risco moderado, incluindo a 30ª RA, onde encontra-se a Maré. O bairro tem hoje (19) 1.537 casos confirmados e 164 mortes desde o início da pandemia. Já a cidade do Rio tem 204.661 casos confirmados, sendo 41.640 casos considerados graves e 18.636 mortes na cidade, de acordo com o Painel Rio COVID-19.

Lembrando que até às 6h do dia 22 de fevereiro está valendo o decreto municipal que proíbe aglomerações e a realização de eventos sem autorização da Secretaria Municipal de Saúde.

Conexão Saúde

O Dados do Bem realizou, desde o início do projeto Conexão Saúde, 9.637 testes na Maré, onde 1.664 deram positivo para covid-19. Entre os dias 26 de janeiro e 08 de fevereiro foram realizados 574 testes na Maré, sendo 69 positivos. Já em Manguinhos, foram realizados 470 testes na última quinzena, sendo 98 positivos – 21% do total. O espaço segue realizando testes de covid-19. Basta baixar o aplicativo da Dados do Bem, fazer o seu agendamento e na data marcada encaminhar-se ao Galpão Ritma, na Rua Teixeira Ribeiro, 151.

Podcast Maré em tempos de coronavírus

Nesta sexta-feira (19) saiu mais uma edição do podcast Maré em tempos de Coronavírus, desenvolvido pela Redes da Maré. De forma rápida e explicativa, Eliana Sousa aborda a questão da imunização e todo o caminho a ser percorrido até que toda a população seja vacinada. Confira este e outros episódios no perfil da Redes da Maré no Spotify.

Boletim de Segurança Pública

No dia 25 de fevereiro o Eixo de Segurança Pública e Acesso à Justiça, um dos grupos de trabalho da Redes da Maré, irá fazer um live divulgando os resultados do impacto dos últimos cinco anos de operações policiais na vida dos 140 mil moradores da Maré. O objetivo é dar visibilidade às variadas dimensões da violência urbana e como a pandemia alterou a questão da violência. A live acontece a partir das 18h no canal do YouTube e no Facebook da instituição.

Projeto Tamo Junto

A Unicef lança a segunda edição do programa de voluntariado Tamo Junto, para jovens de 16 a 24 anos. A proposta tem como objetivo buscar pessoas interessadas em direitos da criança e do adolescente e que possam, de forma digital, engajar mais pessoas em torno dessas temáticas. Em 2021, enquanto apoiam as campanhas do UNICEF na internet, voluntários poderão participar de projetos sobre saúde mental, desenvolvimento profissional e comunicação. Para se inscrever, basta clicar aqui e preencher o formulário.

Inscrições para mostra cultural
Para aqueles que desejam apresentar algum trabalho ou manifesto artístico e cultural em um evento online e ainda receber uma premiação em dinheiro, este é o momento! Estão abertas as inscrições para a mostra Cultura na Periferia: Como Vamos?. Fazedores de arte e cultura das favelas e demais periferias da cidade do Rio de Janeiro acessem o link, leiam o edital e façam sua inscrição, que está aberta até o dia 07 de março.

Bolsas para jornalistas indígenas
A Earth Journalism Network, um projeto da Internews, está oferecendo bolsas de reportagem para jornalistas indígenas de todo o mundo que queiram publicar reportagens sobre justiça ambiental, biodiversidade e sustentabilidade. Dez propostas serão contempladas com um valor médio de 1.250 dólares. As inscrições vão até  dia 12 de março e podem ser feitas somente em inglês. Para mais informações, acesse o site do projeto. 

Perdeu as matérias da semana? O Maré de Notícias acha para você!

Domingo (14)
Cria da Maré, jornalista Gizele Martins terá livro adaptado para teatro, por Edu Carvalho. Leia mais.

Segunda-feira (15)
Corações que batem ao ritmo do carnaval, por Hélio Euclides. Leia mais.
Estado do Rio permanece em bandeira amarela, por Hélio Euclides. Leia mais

Terça-feira (16)
Através da música, projeto Inmyhood mostra a cultura de cada bairro periférico do Rio, por Hélio Euclides e Thaís Cavalcante. Leia mais
Sambar sem apagar a identidade de um povo, por Carlos André. Leia mais.
Carnaval Rio 2021: feriado é marcado por homenagens e aglomerações clandestinas, por Hélio Euclides. Leia mais.

Quarta-feira (17)
Deputado Daniel Silveira é preso por crime contra a Constituição Federal, por Hélio Euclides. Leia mais.

Quinta-feira (18)
Todo trem da SuperVia tem um pouco de navio negreiro, por Fabio Leon/Fórum Grita Baixada. Leia mais
Biblioteca Nélida Piñol, em Marcílio Dias, oferece curso de refrigeração, por Hélio Euclides. Leia mais.
Coalizão Negra por Direitos faz ato em prol do auxílio emergencial, por Edu Carvalho. Leia mais.
Movimento contra aumento de passagem faz manifestação na estação Central do Brasil, por Edu Carvalho. Leia mais.
Sobrinha-neta da primeira moradora da Maré faz vaquinha para ter a sua casa própria, por Thaís Cavalcante. Leia mais.
Prefeitura do Rio publica resolução com retorno das aulas presenciais, por Hélio Euclides. Leia mais.

Sexta-feira (19) 
Pacientes com covid-19 e Manaus caem de paraquedas na cidade do Rio, por Hélio Euclides. Leia mais.
Rio volta para estágio moderado de covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais.
Estado do Rio distribui nova remessa de CoronaVac, por Edu Carvalho. Leia mais.
Cumprindo a lei ou reforçando preconceitos?, por Dinho Costa. Leia mais.

Andressa Cabral Botelho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *